http://sucessonews.com.br/wp-content/uploads/2009/02/caneca.jpg

Copo descartável ou caneca personalizada?

O aquecimento global é uma realidade e a consciência ambiental não pode ficar para trás. Por este motivo muitas empresas já estão tomando alguns cuidados como, por exemplo, o uso de papel reciclado, materiais ecologicamente corretos, dentre outras alternativas.

Um dos elementos mais usados nas empresas, que muitas vezes passa despercebido, ataca a natureza de forma violenta: os copos de plástico descartáveis. Muitas vezes a pessoa faz uso do copo uma única vez e já o descarta. Se considerarmos que essa mesma pessoa bebe água 5 vezes ao dia, em média. Pegue esse número e multiplique pela quantidade de funcionários da empresa. Essa é a quantidade de plástico que a sua empresa devolve para a natureza todos os dias.

Copos plásticos demoram de 200 a 450 anos para serem decompostos na natureza

A Mariana Rodrigues, uma das editoras deste blog, fez parte da CAMPE Consultoria Jr há algum tempo e teve essa sacada no mínimo interessante. Mesmo com o racionamento de copos plásticos existentes na empresa, onde cada membro tem o direito de usar apenas de um a dois copos por dia, exceto raras exceções, o uso de copo  é bastante elevado. Eis que surge a brilhante iniciativa de cada um ter seu próprio copo,  com isso o uso dos copos plásticos iria diminuir muito,  sendo oferecidos apenas a clientes e parceiros da empresa.

Mas, por que não transformar o problema dos copos descartáveis em uma oportunidade de padronizar os copos usados na empresa para que não polua o visual com um copo de cada modelo e cor, com o risco de ter alguém com um copo mais estravagante que não caia bem para o visual da empresa? Uma solução bacana e que algumas empresas já usam, é a adoção de canecas personalizadas com a logomarca da instituição. Para os funcionários é um mimo bacana e para a empresa é uma padronização que entra em harmonia com o campo visual.

A questão é quanto esse “luxo ecologicamente correto” custará para a empresa. Será que é viável? Curioso como só eu sou, fiz questão de sair atrás de preços e colocar tudo em uma planílha pra saber se compensa ou não o uso de canecas personalizadas.

Após fazer uma pesquisar rápida atrás de um material de qualidade com o melhor preço do mercado, encontrei coisas bem interessantes e preços bem camaradas. Veja abaixo a planilha que criei com base na quantidade de membros da CAMPE e na rotatividade de seus membros, onde a cada seis meses saem, em média, vinte pessoas e outros vinte são selecionados.

Analisando os dados da tabela acima podemos concluir que, caso a empresa opte pelo uso de canecas plásticas, a economia é extremamente alta, tanto no período de seis meses quanto no período de um ano, apesar de ser uma opção um tanto quanto simples. Quando observamos a opção da adoção da caneca de porcelana (material mais usados para canecas), podemos observar que os gastos com as mesmas é praticamente o mesmo que se gastaria com copos plásticos no período de seis meses. Já quando observamos no período de um ano a economia aparece de forma bem clara.

Podemos concluir que, além de ecologicamente correto, a troca dos copos plásticos descartáveis por canecas personalizadas da empresa é uma opção  econômica para a empresa. Experimente fazer as contas com o número de funcionários da sua empresa e veja o quão bem faz (inclusive financeiramente) ser ecologicamente correto.

Ah! Em tempos de falta d’água, vale lembrar de não desperdiças água ao lavar as canecas. Feche as torneiras ao ensaboar as canecas, e otimize o consumo de água. Caso contrário, todo o trabalho e economia gerada por um lado deixa de fazer sentido por outro.




Nenhum comentário

Deixe seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE