caneca

Copo descartável ou caneca personalizada?

O aquecimento global está aí e a consciência ambiental não pode ficar para trás. Por este motivo muitas empresas já estão tomando alguns cuidados como, por exemplo, o uso de papel reciclado, materiais ecologicamente corretos, dentre outros.

Um dos elementos mais usados nas empresas e que muitas vezes passa despercebido, mas que ataca a natureza de forma violenta, são os copos plásticos descartáveis, muitas vezes a pessoa faz uso do copo uma unica vez e já o descarta. Mas quantas vezes essa mesma pessoa toma água por dia? Pegue esse número o multiplique pela quantidade de funcionários da empresa. Alguém já parou para pensar em quanto desperdiçamos?

A Mariana Rodrigues, uma das editoras deste blog, faz parte da CAMPE Consultoria Jr e teve essa sacada essa semana. Mesmo com o racionamento de copos plásticos existentes na empresa, onde cada membro tem o direito de usar apenas de um a dois copos por dia, exceto raras exceções, o uso de copo  é bastante elevado. Eis que surge a brilhante iniciativa de cada um ter seu próprio copo,  com isso o uso dos copos plásticos iria diminuir muito,  sendo oferecidos apenas a clientes e parceiros da empresa.

Mas, por que não transformar o problema dos copos descartaveis em uma oportunidade de padronizar os copos usados na empresa para que não polua o visual com um copo de cada modelo e cor, com o risco de ter alguém com um copo mais estravagante que não caia bem para o visual da empresa? Uma solução bacana e que algumas empresas já usam, é a adoção de canecas personalizadas com a logomarca da instituição. Para os funcionários é um presente um tanto quanto agradável ter sua própria caneca e para a empresa é uma padronização que entra em harmonia com o campo visual. A questão é quanto esse luxo ecologicamente correto custará para a empresa. Será que é viável? Curioso como só eu sou, fiz questão de sair atrás de preços e colocar tudo em uma planílha pra saber se compensa ou não o uso de canecas personalizadas.

Após fazer uma pesquisar rápida atrás de um material de qualidade com o melhor preço do mercado, encontrei coisas bem interessantes e preços bem camaradas. Veja abaixo a planilha que criei com base na quantidade de membros da CAMPE e na rotatividade de seus membros, onde a cada seis meses saem, em média, vinte pessoas e outros vinte são selecionados.

Analisando os dados da tabela acima podemos concluir que, caso a empresa opte pelo uso de canecas plásticas, a economia é extremamente alta, tanto no período de seis meses quanto no período de um ano, apesar de ser uma opção um tanto quanto simples. Quando observamos a opção da adoção da caneca de porcelana (material mais usados para canecas), podemos observar que os gastos com as mesmas é praticamente o mesmo que se gastaria com copos plásticos no período de seis meses. Já quando observamos no período de um ano a economia aparece de forma bem clara.

Podemos concluir que, além de ecologicamente correto, a troca dos copos plásticos descartáveis por canecas personalizadas da empresa é uma opção  econômica para a empresa. Experimente fazer as contas com o número de funcionários da sua empresa e veja o quão bem faz (inclusive financeiramente) ser ecologicamente correto.

Forte abraço a todos!

IMPORTANTE

O Sucesso News não fabrica e nem tem nenhum vínculo com qualquer empresa que produz e/ou comercializa produtos como canecas, copos e afins. Este artigo é apenas para ilustrar um ponto de vista e colocar em discussão o tema.




There are no comments

Add yours

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE