http://sucessonews.com.br/wp-content/uploads/2010/01/cartao-banco-calculadora.jpg

Conta Corrente ou Conta Poupança?

Acabo de receber um comentário de um leitor de 15 anos, o Bruno Miranda, em um post que fiz há algum tempo sobre “O que é Poupança?“. Neste comentário ele trouxe à tona uma questão que eu também tive dúvidas quando tive a sua idade: “Quais as diferenças entre Conta Corrente e Conta Poupança?“. Como a dúvida do Bruno pode se estender à outros vários leitores deste blog, nada mais justo que transformá-la em um post. Então aqui vamos nós…

Antes de começar a citar as diferenças, precisamos primeiro saber o que é uma Conta Corrente e uma Conta Poupança, certo?

Resumindo o que disse sobre o que é uma Poupança no post que fiz, a Poupança nada mais é do que o investimento mais tradicional e seguro do mercado. Além de proporcionar ao investidor renda líquida de T.R. (Taxa Referencial) + 0,5% a.m., a cada 30 dias, a Poupança oferece ainda vantagens como, contratação simples, com possibilidade de depósito em qualquer dia do mês, isenção de Imposto de Renda para Pessoa Física, pode ser aberto para menores de idade, dentre outras. Para saber mais detalhes, leia o post completo que falo mais sobre o que é uma Poupança.

Sobre a Conta Corrente, segundo o site Brasil Escola, é um demonstrativo de transações financeiras e que serve para controle de operações monetárias ou transações comerciais de um determinado período. Ou seja, é um estilo de conta onde o cliente bancário poderá realizar empréstimos, utilizar limite (caso seja conta especial), pedir cartões de crédito e ter algumas operações que somente o tipo de conta corrente lhe permite fazer.

Existem dois tipos de conta corrente. São elas:

  • Conta Corrente Simples: aquela que o cliente bancário não possui limites, portanto são cobrados dela apenas a manutenção da conta bancária, cartões de crédito (se for o caso) e outros serviços vigentes de acordo com cada banco.
  • Conta Corrente Especial: aquela que o cliente bancário possui limites, portanto são cobrados dela, taxas de manutenção da conta, cartões de crédito (se for o caso), cestas de serviços (se for o caso) e outros serviços vigentes de acordo com cada banco. Além disso, a conta especial é aquela que se contam os juros sobre as diversas parcelas de débito e crédito, ou seja, quando você pega o limite de sua conta, o banco cobrará o valor emprestado mais os juros, calculando-os desde seu vencimento até a data de depósito ou pagamento.

Uma conta corrente possui despesas, sendo assim se você zerar o saldo de sua conta, sua conta ficará com valores negativos e isso poderá causar prejuízos para você.

Agora que já sabemos o que é uma conta corrente e uma conta poupança, podemos partir para diferenciar uma da outra…

Basicamente, a conta corrente serve para você realizar sua movimentação monetária do dia-a-dia. Ou seja, pagar contas, transferir dinheiro, sacar dineiro, movimentar seu cartão de crédito (tema para um próximo post), usar cheque, obter crédito (empréstimos), dentre outras operações. Já a poupança é uma conta de investimento. Você deixa seu dinheiro parado durante 30 dias e o banco te para juros sobre o valor depositado. Se você movimenta a conta antes de sua data de aniversário (30 dias corridos de seu último depósito), você não recebe os juros.

Acredito que com isso você já saiba diferenciar uma conta corrente de uma conta poupança.

Obrigado, Bruno, por compartilhar com a gente suas dúvidas com a gente. Sempre que você ou qualquer leitor tiver alguma dúvida, mande pra gente que eu ou a Mariana respondemos com o maior prazer.

Forte abraço!




Nenhum comentário

Deixe seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE