http://sucessonews.com.br/wp-content/uploads/2010/01/motivacao-1050x551.jpg

10 dicas para se manter motivado

As empresas vivem buscando formas de manter seus colaboradores motivados. Elas oferecem incentivos salariais, benefícios, bônus, participação nos lucros, planos de carreira, e por aí vai. Porém, essas são formas de incentivar e fazer com que os funcionários se sintam valorizados e motivados, o que não garante que a empresa conseguirá atingir seu objetivo.

O que acontece a muitos profissionais é a falta de motivação quando chegam a uma certa etapa de sua carreira e é nesse hora que ele precisa encontrar força interior para lutar e seguir em frente. Um profissional motivado vai muito além, eu diria até que a motivação é fundamental para o sucesso na carreira, porque talento e competência sem motivação é um desperdício. Abaixo seguem 10 dicas para ajudar todos os profissionais que precisam se manter motivados em sua carreira:

1. Estabeleça um propósito: Para se chegar em algum lugar é preciso estabelecer um propósito e saber qual caminho que se deseja percorrer . Pense sobre quais são seus objetivos pessoais e profissionais e trace metas para que consiga alcançá-los. Escreva-os em algum lugar que consiga sempre revisar e analisar o que está faltando para que consiga o que se deseja.

2. Não deixe nada para depois: Não seja um procrastinador! De nada adianta passar as tarefas de hoje para amanhã e muito menos adiar as suas decisões. Não acumule muitas tarefas pois assim você pode acabar se perdendo. Há pessoas que querem abraçar o mundo e acabam não fazendo nada direito. Saiba quais são suas prioridades e o seu limite e então faça o que tenha que fazer da melhor maneira que puder.

3. Tenha disciplina: A disciplina é a maneira de nos manter firme em nossos propósitos. É preciso persistir, lutar e concluir nossos objetivos. Comece algo e termine. A sensação de concluir um objetivo motiva as pessoas e as fazem felizes. Apenas seja organizado e disciplinado, que no final você verá os resultados aparecerem.

4. Pense grande: Não é errado pensar grande. Você precisa mirar no alto para tentar chegar o mais perto possível. Coloque alguns desafios em seus objetivos, algo que te assuste a princípio mas que te traga extrema satisfação ao conseguir atingi-lo. O importante é sair da zona de conforto e arregaçar as mangas.

5. Confie em você mesmo: Muita gente não chega aonde quer por falta de confiança e auto-estima. Tem tanta gente que é muito capaz, porém não sabe que é e com isso deixa milhares de oportunidades passar. É preciso que você “confie no seu taco” e siga em frente. Todos nós possuímos os recursos necessários que necessitamos, portanto apenas nos basta acreditar nesses recursos e seguir em frente.

6. Saiba valorizar o que realmente importa: Seus valores devem permear seus objetivos e você precisa valorizar tudo que é importante para conseguir alcança-los. O seu tempo deve ser valorizado e equilibrado, para que você não viva apenas para o trabalho e se esqueça de seus amigos, família, do lazer e  de você mesmo. Valorize cada momento que passar com aqueles que amam. Seja você mesmo. Faça coisas que sempre gostou de fazer como praticar atividades físicas, ler livros, ouvir música, ir à igreja, ver um bom filme.

7. Agradeça e comemore: A cada vitória agradeça muito e comemore. Vibre com suas realizações, pois isso será um grande estímulo e motivação para futuras realizações. Esteja aberto para o lado bom de suas conquistas e liberte-se!

8. Não tenha medo de fracassar: Todo mundo erra, todo mundo presencia fracassos na vida e nem por isso elas desistem e cruzam os braços. Veja oportunidades nos problemas que aparecerem e não fique apenas se penalizando por algo ou se sentindo a pessoa mais fracassada do mundo. Você precisa ter forças para levantar quando cair e saber aprender com os tombos que levar.

9. Relacione-se: É preciso conversar com as pessoas e aprender com elas. Aproveite as oportunidades de conversar com pessoas diferentes do seu círculo de amizades e relacionamentos. Converse com pessoas bem sucedidas e se inspire em suas histórias. Peça feedback e saiba ouvir e interpretar todas as críticas de forma construtiva e positiva.

10. Persista SEMPRE: Todos os dias lembre-se do que planejou para a sua vida e de cada objetivo que traçou. Eu sei que não é fácil olhar todos os dias para os objetivos, ainda mais quando um fracasso acontecer na sua vida. Mas, se você sonha não desistirá fácil de seus sonhos. Não deixe que se tornem apenas sonhos e lute por eles. Persista sempre e siga de cabeça erguida. Tenha fé em seus sonhos e a esperança de que irá conseguir realizá-los.

Cada pessoa é diferente da outra e por isso cada um tem uma maneira de reagir e de se sentir desmotivado. Porém, não deixe que isso atrapalhe a sua vida e lute para acabar logo com essa fase de sua vida. Amanhã sempre será um novo dia, com novas esperanças e por mais que você não acredite é possível sim acordar e decidir que irá mudar a sua vida. Renove-se e não desista nunca dos seus sonhos. Parece clichê, mas é a simples verdade que temos que enfrentar para lutar por aquilo que queremos.




Nenhum comentário

Deixe seu comentário